segunda-feira, 4 de julho de 2011

SOS Correção de Coloração Capilar 24h

Cabeleireiras e coloristas,  estamos de plantão 24h para resolver problemas relacionados a correção de coloração e química capilar.





Minha coloração deu errado, e agora???? Calma, é para esse público com esse tipo de problema que se destina o post de hoje. 


Coloração capilar é um assunto mais sério do que se imagina. Para que a cor desejada seja a cor obtida é necessário conhecimento em Colorimetria. O profissional colorista sabe quais os procedimentos técnicos que deverão ser utilizados nos cabelos de sua cliente e prever o resultado a ser obtido. 


Venho recebendo muitas clientes com erros de coloração em seus cabelos e saliento que a correção é um processo mais intenso que o de coloração inicial, pois corrigir cabelos manchados ou com cores indesejadas requer do profissional maior habilidade e conhecimento para efetuar a devida correção sem agredir os fios, bem como devolver a satisfação a sua cliente com relação a um bem tão precioso quanto seus cabelos.

Estrela de Oswald
Algumas vezes a cor desejada pela cliente poderá não ser possível porque o profissional deverá se guiar pelas leis da colorimetria e pela Estrela de Oswald, onde as cores servem de guias neutralizando-se ou opondo-se. Não é raro cabelos obterem cores indesejadas, tais como verde ou chumbo, causadas por erros em colorimetria. Ou seja, o profissional não considerou a cor natural ou a cor de nascimento do fio, a altura de tom e a nuance cromática dentro da escala de melanina. Quando vemos uma cor natural existem outras cores que compõem essa cor. É a junção da escala de melanina com a cor aplicada que vai resultar na coloração perfeita. Escala de Melanina é uma escala de 10 pontos, com 1 sendo preto e 10 sendo o louro mais claro. Com esta avaliação da cor do cabelo, o profissional colorista pode escolher quais tons de cor para dar os melhores resultados.




Para se obter a coloração perfeita é necessário:


- Fazer a anamnese do fio do cabelo, analisando sua resistência, porosidade, elasticidade, densidade, químicas existentes, enfim, analisar a saúde desse cabelo e se ele está apto a receber uma coloração.


- Identificar a cor de fundo de clareamento bem como as cores de colorações anteriores presentes nos cabelos;


- Saber qual a cor desejada pela cliente para que se possa efetuar os cálculos de colorimetria e identificar qual a altura de tom que será atingida;


- Coloração profissional de qualidade;


- Escolha da quantidade e volumagem adequadas do peróxido de hidrogênio (OX).


Em primeiríssimo lugar é necessário analisar a saúde do cabelo antes de qualquer procedimento químico. É raro uma cliente entrar num salão de beleza e solicitar uma hidratação capilar ou outra linha de tratamento. É comum uma cliente entrar num salão de beleza com cabelos detonados por químicas, com uma coloração de cor escura e solicitar mechas platinadas. É importante que o cabeleireiro converse com essa cliente, explique as causas e os danos que seus cabelos poderão sofrer danificando ainda mais seus fios, indicar uma linha de tratamento, tratar desses fios e só então realizar o teste de mecha e utilizar  química nesse cabelo. Honestidade e bom senso nessa hora é de fundamental importância, pois é o nome do profissional, o resultado do seu trabalho e a satisfação de sua cliente que estarão em jogo.


Outro ponto importantíssimo na arte da coloração é a escolha da quantidade e volumagem do peróxido de hidrogênio (OX) corretas a ser aplicada. Numa coloração se a quantidade de OX for maior que a recomendada o resultado será uma menor cobertura dos fios, tom mais claro, menor durabilidade da cor e reflexo menos intenso, pois os pigmentos irão clarear demais e desbotar rapidamente pela não fixação da cor. Se a quantidade de OX for menor, o tom será menos intenso e mais escuro, menor a naturalidade, os reflexos serão opacos, a luminosidade menor e a cor desbotará precocemente. Saber utilizar a volumagem correta é outro fator importante. Em cabelos processados quimicamente, cabelos brancos, cabelos virgens e cabelos coloridos a volumagem varia caso a caso e a diluição SEMPRE deverá ser de acordo com a indicação de cada fabricante.  


A quantidade da coloração também é ponto fundamental para uma coloração perfeita. Uma quantidade inferior de coloração pode, além de não colorir totalmente os fios, mancha-los em tons desiguais. É importante analisar bem a densidade dos fios e escolher a quantidade exata de coloração a ser aplicada.


Portanto, evitem fazer esse tipo de processo em casa e procurem sempre a ajuda de um profissional de confiança.


Bjussssssssss




115 comentários:

  1. ola, sou cabeleleira e fiquei impressionada com uma cliente, ela estava com o cabelo super loiro e já estava acostumada fazer o retoque de luzes dela, e como sempre fiz o msm processo, mas dessa vez ficou verde, completamente visivel, isso nunca tinha acontecido, mas fiquei tão apavorada e para completar faltou energia no salão, o eu posso fazer para consertar? Por favor me ajudem!

    ResponderExcluir
  2. Qual a altura de tom do cabelo dela, qual a cor que vc aplicou e a volumagem da ox?

    ResponderExcluir
  3. oi meu cabelo estava vermelho até dezembro eu usava o 7764 e depois resolvi tirar o vermelho agora ele está marrom avermelhado oq eu posso passar pra tirar esse tom avermelhado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use a mesma base DA QUE VC USAVA POR EXEMPLO 7 + CINZA ENTAO USE 7.1 +10 GRAMAS DE MIX CINZA PRONTOOO AI VC JA VAI TIRAR O AVERMELHADO E OBTERA UM MARROM FRIO BJUS LIGIA ANDRADE

      Excluir
    2. Oi Cacá Machado,

      Veja na Estrela de Oswald a cor que se encontra na direção oposta ao vermelho: VERDE, que nada mais é que a mistura do azul(cinza) (.1) + amarelo (.3). Se vc está com uma nuance vermelho indesejável e seu cabelo está na altura de tom do 7.0, aplique uma coloração 7.13 ou 7.31, onde o 3 = amarelo e o 1 = cinza, e o seu cabelo ficará com uma tonalidade caramelo.

      Bjusssssssssss

      Excluir
    3. Ligia Andrade,

      O corretor azul(cinza) neutraliza apenas o cobre, o corretor que neutraliza o vermelho é o verde.

      Bjussssssssssssss

      Excluir
  4. Oi Cacá,

    Qual a numeração da coloração que vc usou para tirar o vermelho?

    ResponderExcluir
  5. Oii...eu pintava meu cabelo de loiro e como fiquei gravida ele ficou laranja amarelado..fui no salao e eles fizeram californianas inversa..pq eu quero deixar ele mais escuro pra nao ter que retocar a raiz...mas o salao nao esta mas na cidade =/.
    sabes qual cor posso aplicar para escurecer sem manchar?? Sendo que a raiz ta beem grande. Meu cabelo natural eh loiro escuro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sah,

      Como vc quer escurecer e seu cabelo natural é louro escuro, aplique as colorações 6.0 + 7.1 + Ox de 20 vol. Como não sei o tamanho nem a densidade do seu cabelo não dá pra te dizer a quantidade da coloração, mas lembre que misture-as em partes iguais, ex: 50g de 6.0 + 50g de 7.1 + 100ml de Ox. Comece a coloração pela parte já colorida do seu cabelo e só depois aplique na raiz, pausa geral de 35 minutos. Me conta depois como ficou.
      Bjusssssssss

      Excluir
  6. Oi mundo ruivo ou melhor oi amiga pois sei q a sua intençao é a melhor para com sua leitorasestou com um problema e gostaria muito q me ajudasse ja pesquisei em varios sites mas nao fiquei muito convicta na verdade fiquei ainda mais confusa a respeito dessa tal colorimetria capilar,meu cabelo natural é castanho medio, porem ja tingi milhares de vezes a primeira vez foi ideia da minha mae ela tingiu meu cabelo de preto eu com apenas com 12 anos rs a partir dai ja tingi meu cabelo de todas as cores desde preto, chocolate, loiro ja fiz luzes varias vezes mais atualmente ele esta vermelho, tingi ele de vermelho cereja tintura imedia da loreal nuance 6660, faz uns 5 meses q estou ruiva confesso q no comel=ço eu gostei mas agora estou arrependida de ter tirado minhas luzes primeiro tingi de castanho e depois de vermelho gostaria de saber qual a melhor cor, marca e nuance para que eu consiga cobrir esse vermelho sem ter q fazer decapagem ou descoloração pensei em tingir de marrom, chocolate ou ate mesn=mo castanho claro mas vi em alguns sites q a melhor forma de matizar o vermelho é usar uma tonalidade puxado para o mate tenho receio de ficar uma cor estranha por favor me ajude, detalhe meu cabelo é fino porem cacheado, nunca fiz escova progrssiva só faço escova e passo a chapinha e meu cabelo nao esta um vermelho muito claro ta escuro só da ver muito na luz do sol ... desde ja agradeço a atenção e muito obrigado por ajudar nós mulheres nessas decisoes tao importantes rs ....

    Parabéns pelo trabalho
    sucesso

    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ka,

      A dica que lhe deram está certa, a resposta é o mate, ou seja, o verde. O verde é a cor, na Estrela de Oswald, que está diante do vermelho, então, é a cor que o neutraliza. A questão é qual cor colocar? Veja bem, se a última cor que vc colocou foi a 6.66, seu cabelo natural é um castanho médio = 7.0 e seu desejo é apagar o vermelho, vamos fazer uma misturinha de cores para que o vermelho suma do seu cabelo, ok?
      Misture metade das colorações 6.1 e 6.3 (30g+30g=60g) com 60ml de Ox de 20vol e comece colorindo a parte do seu cabelo já colorida de vermelho, pause por 20 minutos e inicie a coloração na raiz, ou parte virgem do seu cabelo, pausando por 25 minutos.
      Depois disso é retirar a coloração com bastante água, hidratar e secar do seu jeito. A cor resultante é um marrom lindíssimo na altura do seu ton natural. A partir dai vc pode refazer suas mechas com segurança.
      Como não sei o tamanho do seu cabelo dei a dica com a quantidade para um cabelo médio. Se seu cabelo for longo ou volumoso dobre a quantidade, sempre respeitando as partes iguais das colorações e da Ox.
      Como uso coloração profissional que não é encontrada a venda no mercado consumidor, a dica é não comprar coloração nas caixinhas que já vem com tudo dentro. No mercado vc encontra Alfaparf, Yamá, Majirel, Igora e outras colorações profissionais vendidas diretamente ao consumidor e pode comprar sem medo, lembrando de comprar tb a Ox da mesma marca, ok?
      Bjus e me retorne com o resultado.

      Excluir
    2. BOM DIA RUIVA MUITO OBRIGADO PELA SUA RESPOSTA SÓ ESQUECI DE ALGUNS DETALHES NEH RS ESCLARECENDO MEU CABELO É LONGO MÉDIO UM POUKO ABAIXO DOS OMBROS E MUITO VOLUMOSO SE BEM QUE QUANDO EU VOU TINGIR, ELE SEMPRE ESTA FEITO ESCOVA NA VERDADE MINHA MAE QUEM PASSA A TINTA P MIM SENDO ASSIM ENTAO O IDEAL É DOBRAR O VOLUME DA TINTA OU SEJA VC DISSE 30gDE CADA TOM DAI EU POSSO ENTAO DOBRAR PRA 60g DE CADA TONALIDADE + 120 ML DE AGUA OX VOL 20 CERTO? SE EU TIVER ENTENDIDO ERRADO POR FAVOR ME INFORME NOVAMENTE O CERTO, AGORA SIM ESTOU CONFIANTE E NO PROXIMO SABADO JA ESTAREI COM O CABELO COM A NOVA COR MUITO OBRIGADO PELA SUA AJUDA FOI IMPORTANTISSIMA PARA MIM VOU INDICAR SEU BLOG PARA TODAS MINHAS AMIGAS POIS VALE MUITO A PENA TER UMA BOA E ATENCIOSA PROFISSIONAL DISPOSTA A NOS TIRAR DUVIDAS

      EM BREVE VOLTO PARA CONTAR COMO FOI O RESULTADO MAIS UMA VEZ MUITO OBRIGADO ... TENHA UMA OTIMA SEMANA

      Bjs

      Excluir
    3. Boa Tarde Ka,

      Vc entendeu tudo direitinho, que bom. É exatamente desse jeito mesmo, 60g de cada coloração = 120g + 120ml do Ox de 20vol. Me conta o resultado ok?

      Bjusssssssssss

      Excluir
    4. olá querida eu de novo rsrs entao eu andei pesquisando sobre as colorações que vc me indicou, percebi q a alfaparf é a mais procurada masi notei também q na maioria das marcas a 6.1 se trata de louro escuro acinzentado ja a 6.3 é louro escuro dourado me descupe por questionar isso msm sem entender nada sobre tinturas sempre bate a sensação de insegurança neh rs ainda mais se tratando de um grande bem para nós mulheres q é o cabelo, na verdade estou com receio em questao a cor 6.3 sera q por conta da cor base ser o loiro e o reflexo dourado nao vai resultar num tom alaranjado e o cinza nao vai ficar esverdeado? me desculpa pela duvida mais mulher é tudo assim insegura mesmo se puder me explicar e tirar mais essa duvida eu prometo parar de encher rsrsrsrs!!!!

      Brincadeirinha
      té mais bjo

      Excluir
    5. Oi Ka,

      Para resultar no verde devemos misturar a .1 com a .3, é a única mistura que resultará no verde, assim como o verde é que vai neutralizar o seu vermelho. Cabelos podem esverdear quando estão loiros claríssimos e são usados .1 sem o controle do profissional. Para resultar no laranja é necessário que vc misture o .3 com o .6 e no seu caso como o objetivo é alcançar o marrom, precisamos do .1 + .3 + .6, que já está presente no seu cabelo, entendeu? Colorimetria é assim mesmo, meio complicadinha mas eu adoro. Se joga que vai dar certo.
      Bjussssssss

      Excluir
  7. Oi mundo ruivo ou melhor ola amiga sei q a sua intenção é a melhor para com nós leitoras, hj estou com um grande problema e gostaria muito que por favor vc me ajudasse,o que acontece é o seguinte a cor natural do meu cabelo é castanho medio, mas eu ja tingi ele milhares de vezes desde dos 12 anos de idade qundo minha mae teve a ideia de tingir meu cabelo de prto... e que ideia rs enfim de la p pra ca ja tingi detudo qunato é cor preto, chocolate, loiro tambem ja fiz luzes varias vezes mais atualmente estou com o cabelo tingido de vermelho cereja (nuance 6660 tintura imedia da loreal ) estou com ele assim ha uns 6 meses e nao esta muito claro só da pra ver q é vermelho na luz do sol só q ja enjooei e quero mudar por isso gostaria de saber qual é uma cor que cobre o vermelho sem ter que descolorir nem fazer decapagem pois agride muito o cabelo, e detalhe meu cabelo é fino porem cacheado faço apenas escova e passo chapinha nunca fiz progressiva nemhum tipo de quimica a nao ser luzes e tintura na verdade gostaria de tingir e mais pra frente fazer luzes pensei em tingir de marrom, chocolate ou até mesmo de castanho claro mais estou em duvida pois vi em alguns sites q a melhor cor pra tirar o vermelho tem q ser com nuances mate mas tenho medo de ficar muito estranho ou verde rs por favor me da uma dica nao aguento mais esse cabelo vemelho rs! e se possivel me indique a cor certa com numeração e marca desde ja muito, muito obrigado pela atenção ... espero pela sua ajuda ... =)


    Sucesso p vc ...
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Bom dia eu aki de novo rs .. entao daqui a pouco estou indo comprar a coloração se vc puder me responder antes de mim sair me ajudaria muito mas se nao tudo bem, ja agradeço pela ajuda enorme que me deu, entao vc me deu como opção comprar a tinta 6.1 que é o loiro escuro acinzentado e o 6.3 que seria o loiro escuro dourado ou seja a mistura das nuances 1 e 3 (cinza puxado pro azul e o dourado puxado pro amarelo ) é o q da o mix verde certo? depois de tantas pesquisas acho que ja estou começando a entender um pouco melhor esse assunto de colorimetria rs só estou com uma duvida se a mistura os dois tons seria pra chegar ao tom mate nao seria melhor tingir apenas com o loiro escuro mate o que daria a mesma coisa ? na verdade eu ate gostei da ideia de misturar duas tintas + tenho receio de q fique manchado ate mesmo pela falta de experiencia + é só uma duvida o que vc me indicar eu vou comprar sem medo como quero um marrom bem bonito acho q talvez só o mate nao traga esse resultado,e tbm tem o lado da minha cor natural que é castanho medio enfim só pra me tranquilizar vou comprar o q vc me indicou mesmo mais se puder me esclarecer qual tom apaga mais o vermelho eu ficarei muito agradecida mais uma vez Obrigado...
    logo mais volto contando o resultado ...

    tenha um otimo dia

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ka,

      Me desculpe mas só agora acessei o Blog. Olha, eu prefiro a junção das duas colorações pois o resultado é previsível. Qdo vc aplica uma coloração que já vem com o mate ela pode ou não alcançar o resultado esperado, entendeu? Como não vi seu cabelo, a melhor opção ainda é a que te passei. Como o seu cabelo foi colorido com o 6.66, então ele já está na altura de ton 6.0. Aplique da maneira que te expliquei que não vai ficar manchado. Me conta o resultado ok?
      Bjussssssssssss

      Excluir
  9. MAIS UMA VEZ MUITO OBRIGADO POR ME RESPONDER HJ MESMO COMPREI AS TINTAS 6.1 E A 6.3 DA ALFAPARF ME DISSERAM NA LOJA QUE É UMAS DAS MELHORES ENTRE AS Q VC ME INDICOU E NEM FOI TAO CARO PAGUEI 14.99 EM CADA CAIXA TBM COMPREI A OX DA MESMA MARCA E FINALMENTE AMANHA É O GRANDE DIA RS
    ASSIM QUE EU ESCOVAR O CABELO ENTRO E TE CONTO COMO FICOU COM CERTEZA VOU ADORAR NUNCA SENTI TANTA CONFIANÇA EM ALGUEM SEM TER UM CONTATO DIRETO COMO SENTI COM VC
    ME TIROU TODAS AS DUVIDAS E EXPLICA DE MANEIRA QUE A GNT ENTENDE PERFEITAMENTE MUITO OBRIGADO POR TUDO

    TÉ AMANHA

    BJINHOS ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ka,

      Não esqueça de tirar uma foto do antes e do depois pra enviar pro meu e-mail, ok?
      Vai dar tudo certo e seu cabelo vai ficar lindo, depois vc pode se jogar nas mechas da sua cor preferida.
      Bjussssssssssss

      Excluir
  10. Oi Ka,

    Não entendi o porque do vermelho continuar, tendo sido usada a neutralização verde. O chocolate lindo que ficou na raiz era para ter ficado tb onde tem o vermelho. Me envia uma foto do teu cabelo para que eu possa dar uma analisada, ok?
    Bjusssssssssss

    ResponderExcluir
  11. Pois é tbm nao entendi fiz tudo certinho mais tudo bem vou tentando ate conseguir rs por favor me passa seu email pra mim poder te mandar as fotos é q nao consegui achar aqui no blog ...


    té mais bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ka,

      Manda as fotos para suely.garaujo@gmail.com

      Vou analisar através das fotos e descobrir o que aconteceu, ok?

      Bjusssssssssssss

      Excluir
  12. oie eu to com o cabelo acobreado gostaria de pintar de loiro escuro que a minha cor natural , como posso neutralizar esse acobreado ?obg bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leid,

      Pela técnica e olhando para a estrela de Oswald vc vai perceber que o cinza/azul(1) vai estar exatamente em frente do cobre (4), então se seu cabelo natural é o loiro escuro(6.0) e vc quer neutralizar o cobre, basta utilizar o 6.1 (loiro escuro acinzentado) para efetuar a neutralização do cobre. Porém como não estou visualizando o seu cabelo talvez precise entrar com a coloração o intensificador azul, isso vai depender da cor presente no seu cabelo. Na dúvida procure um profissional pois o olho do profissional vai identificar exatamente do que seu cabelo precisa.
      Bjussssssssssss

      Excluir
  13. Oi!! Gostei muito do sei site, parabéns!!
    Gostaria de uma orientação. Uso uma tintura da Keune 7.0. Até o ano passado tinha mechas. Um belo dia resolvi escurecer o cabelo e usei um tonalizante louro acinzentado. Ficou mega super escuro. Acho que a menina do salão deixou tempo demais... Daí usei o dekapcolor. Retirou todo o pigmento escuro o problema é que na parte de baixo o cabelo está um chocolate bonito, e a parte de cima está bem clara com um fundinho verde. Me indicaram que utilizasse o 7.0 com o 7.35 da Keune, para escurecer a raiz. o que não aconteceu. EStou usando um xampu da alta moda violeta que tirou o amarelão que me incomodava, mas quero agora escurecer a raiz para deixá-la do mesmo tom meio chocolate da cor de baixo. Me indicaram usar o 7.0 com o 8.1 para tirar o amarelo, mas pelo que li não vai dar certo né? Vai ficar verde certo? Se você puder me orientar agradeço. A Keune tem uma nuance loiro médio cobre avermehado e loiro médio vermelho intenso são indicadas para mim? Desde Já agradeço

    Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano, bem vindo ao MundoRuivo.

      Meu querido, para que eu possa te auxiliar preciso de algumas informações para que seu resultado final seja satisfatório, então vamos lá:

      1) Qual a altura de tom do seu cabelo? Isso quer dizer a cor natural do seu cabelo sem coloração ou descoloração. Essa cor deve estar presente na sua raiz.

      2) Qual a cor ou quais as cores que estão presentes no seu cabelo hoje? Isso inclui coloração e mechas.

      3) Qual a cor que vc quer no seu cabelo? É o chocolate ou os vermelhos que vc citou?

      De posse dessas informações posso te ensinar a fazer os cálculos matemáticos que te darão várias opções de cores a serem usadas.

      Não entendi como usaram tonalizante no seu cabelo e a cor permaneceu até agora, isso porque os tonalizantes saem dos fios após 8 ou 10 lavagens.

      Para vc identificar corretamente as cores e altura de tom pegue um catálogo de cores e compare com as cores do seu cabelo, ok?

      Bjussssssssssss

      Excluir
  14. Esqueci de dizer que a cor natural do meu cabelo é um loiro escuro, ou castanho claro bem puxado para o cinza

    valeu

    ResponderExcluir
  15. Nem sei como te agradecer pela atenção.
    VAmos em parte.
    1 - O tom do meu cabelo é entre loiro escuro e castanho claro. Olhei a tabela da Igora e me parece que a parte de baixo ém 6.5 e a parte de cima, segundo quem estava olhando junto, está entre 8.5 e 7.5. O cabelereiro da loja me indicou passar um 5.5 que clarearia para um 6.5. Fiquei com medo de ficar muito escuro.

    2- Hoje pinto a raiz de 7.0 da Keune, da última vez aplicamos um 7.35 para escurecer um pouco não deu resultado. A questão do tonalizante, não tem mais resíduo dele não. Só comentei para juustificar o fato de ter usado o dekapcolor que acabou (acho eu) causando essa diferença grande de cor nos fios. Antes de usar o loiro médio da Keune eu passei uns meses usando o tonalizante da richesse loiro escuro. Mas estava muito escuro e os brancos apareciam rápido demais. Fiz umas mechas logo depois (não sei a cor, são antigas mas ainda aparecem como leves reflexos no cabelo) Usei o tal tonalizante escuro e voltei para o 7.0 da Keune que sempre deu certo. Agora que está claro demais na parte de cima. A oxi é de 20.

    3. A questão do vermelho é que já me falaram que a cor tá meio chumbada, até com um reflexo esverdeado. Pelo que eu tinha entendido se jogasse vermelho, puxaria para o marrom. Gostaria de um loiro claro mas em vez de puxado para o amarelo puxasse para o marrom.

    Depois de ter te incomodado demais, volto a agradecer sua atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano,

      Que samba do creoulo doido é esse? kkkkkkkk Seu cabelo tá uma verdadeira salada de frutas, mas vamos resolver seu caso. Vou dar uma analisada em tudo o que vc já fez e amanhã te posto uma resposta, ok? Paciência nessa hora é de fundamental importância.
      Bjussssssss

      Excluir
    2. Oi Luciano,

      Me desculpe a demora em responder mas final de ano para cabeleireiro é uma loucura e estou nessa correria louca. Bem, depois de dar uma analisada no seu relato, tenho que concordar com a indicação do cabeleireiro da loja que te indicou o 5.5, ressaltando que se vc tem cabelo branco acima dos 30%, misture a base 5.0 e sempre com Ox de 20, pois o nosso objetivo nesse momento é corrigir os tons nos seus cabelos. Por que o 5.5? Em primeiro lugar sua altura de tom é 5.0 e como tinta não clareia tinta a melhor forma de corrigir tons indesejáveis é igualando ao tom natural dos fios. Em segundo, ao somar a coloração 5.5 com a cor mais clara dos seus fios, a 8.5, obteremos o total de 13,5/2=6,5. Ou seja, vc vai ficar com sua base natural 5.0 e o restante dos fios na altura de tom de 6.5 a 7.5. Em terceiro, vai escurecer? sim, vai, mas também vc terá seus fios uniformizados e depois pode começar suas mechas do ponto zero com a certeza de que o resultado será o esperado, isso se vc procurar um profissional capacitado e em quem confie, claro!
      Espero ter te ajudado e me dê retorno do processo, ok?

      Bjussssssssssss

      Excluir
  16. Ajudou muito mesmo valeu!!!!!
    Mas fiquei com medo desse 5.5. Achei escurérrimo. Um representante da Keune sugeriu que eu misturasse o 7.0 com o 6.1. Até me explicou que a tabela de cores deles é um pouco diferente.
    Vou procurar um profissional e te mando notícias

    Muito obrigada mesmo!!!!

    ResponderExcluir
  17. Bom dia mundo ruivo adorei o blog!! E como as outras leitoras, tenho minhas dúvidas então é o seguinte: Minha cor natural é castanho médio,resolvi ficar ruiva e taquei um 3.66 violine uso essa tonalidade há mais de um ano e retoco mensalmente mas agora no fim do ano estou querendo mudar, mas como tirar esse vermelho ? e tenho medo de não ficar bom ou manchado,você acha q vai dar certo ? Gostaria de ficar com o cabelo parecido da cantora demi lovato segue o link da foto http://capricho.abril.com.br/blogs/soscabelos/demi-lovato-conquiste-o-cabelo-loiro-da-cantora/ Se puder me responder eu agradeço um abraço até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Debora, bem vinda ao MundoRuivo

      Seu cabelo natural é na altura de um 4.0 (castanho médio), quando vc coloriu com o 3.66 foi baixado um tom, ou seja, ele ficou mais escuro que o natural. Como uma coloração não clareia outra e vc deseja uma cor caramelo (7.31) nos seus cabelos, só existe uma forma de consegui-lo: descolorir com mechas e tonalizar na cor que vc quer. Para sair do 3.0 para o 7.0 deverá ser necessário uma abertura de 4 tons e isso, em cabelos coloridos, só se consegue com a descoloração. Para não danificar seus cabelos vá fazendo mechas aos poucos, comece com 50% e depois vá aumentando até ficar do jeitinho que vc quer. Se seu cabelo é longo faça as mechas com a técnica Ombrè Hair, onde os cabelos são descoloridos eriçando-os e costurado-os no comprimento e pontas e algumas mechas sobem ao topo para formar a moldura do rosto. Fica lindo. Procure um profissional de sua confiança e mãos a obra, salientando que cabelos descoloridos através de qualquer técnica irão precisar de cuidados redobrados. Com a utilização da coloração 7.31 (amarelo e cinza/azul) o violine vai ser neutralizado. Espero ter te ajudado e pode perguntar mais se necessário.

      Bjussssssssss

      Excluir
  18. Olá ruiva. Me ajuda por favor. Fiz luzes em um cabelo com base 4.0 ou 3.0. Ficou bom. Agora 3 meses depois ela voltou pra retocar e pediu pra ficar mais loira e cobrir todos os seus brancos. Então puxei as mechas e tingi o restante de 7.0 ao mesmo tempo. Ao lavar ficou tudo laranja. Então escureci tudo com 4.0 e puxei de novo bem clarinha deu certo.Ela voltou 15 dias depois com o fundo laranja e as mechas amarelas. Fui tonalizar com 410 da alfaparf e esverdeou. Como vou fazer agora? Ela quer o fundo escuro e mechas brancas acinzentadas. Ela vem na semana que vem. Me ajude por favor. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zaira, bem vinda ao MundoRuivo

      Cabelos com fundo de 1.0 ao 5.0 são os mais difíceis de descolorir e o fundo de clareamento deles é sempre cobre. Não entendi porque vc coloriu com o 7.0 um cabelo com base 3.0 ou 4.0 e com cabelos brancos. Cor não clareia cor, isso é regra. Quando vc jogou o 7.0 a raiz dela deve ter ficado mais clara que o restante do cabelo e quando vc lavou essa coloração ela matizou as mechas pois 0 7.0 é 100% laranja em sua base. Vc deveria ter protegido antes as mechas claras com creme e só depois lavar a coloração ou colorir antes e descolorir as mechas depois, que é o mais recomendável. Como já te expliquei acima, os cabelos com as bases de 1.0 a 5.0 depois de descoloridos tendem ao cobre e/ou amarelo, não tem como fugir disso e é bom vc conscientizar suas clientes de descoloração que as mechas precisam ser matizadas sempre para corrigir esses tons indesejáveis. Esverdeou porque vc matizou com o grafite (azul) e deve ter deixado um período de pausa maior que o normal então o azul do grafite + o amarelo das mechas = verde. Matização é no olho e é bem rápida para não chumbar ou esverdear as mechas. Aconselho vc a usar o Keraton banho de brilho prata, misturado com um creme de hidratação branco, na proporção 1:3, ou seja uma parte do Keraton com 3 partes do creme e fazer a matização no lavatório, enluvando e observando, chegou no ponto... água neles. Isso vai tonalizar o fundo laranja. Depois vc usa uma pontinha do intensificador violeta (uma pontinha mesmo), também misturado com creme e faz o mesma coisa que com o keraton. Matização é coisa rápida, sem pausa e no olho, não tire as mãos nem os olhos dos cabelos de sua cliente nessa hora pois tudo pode desandar num milésimo de segundo.

      Espero ter te ajudado e se tiver mais alguma dúvida, pode perguntar.

      Bjussssssssssssssssssssss

      Excluir
    2. Zaira, em tempo:

      Quando acontecer de chumbar ou esverdear um cabelo, não se desespere e leve a cliente para o lavatório e lave os cabelos com um shampoo anti-resíduos e a neutralização vai pro ralo.

      O sonho de mechas platinadas nem sempre é realizado de primeira, vai depender do fundo de clareamento das clientes e esses cabelos serão os mais caros porque irão precisar de muitos cuidados e tratamentos especiais para permanecerem saudáveis. Conscientize sempre suas clientes a esse respeito e cobre sempre por seus retornos pois a matização é indispensável mesmo e elas deverão saber disso.

      Bjussssssss

      Excluir
  19. Olá Mundo ruivo, meu cabelo está atualmente loiro, mas eu comprei uma tintura 660 e uma 7764, estou querendo fazer uma misturinha. Sera q isso vai dar certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca,

      Em primeiro lugar se pergunte qual a cor que vc quer? Qual a altura do tom do seu cabelo natural e do já colorido. Vc tem cabelos brancos? É necessário saber dessas respostas para poder te dizer o resultado dessa coloração. Colorimetria é matemática, não esqueça disso.

      Bjussssssss

      Excluir
  20. Olá Mundo ruivo, meu cabelo está atualmente loiro, mas eu comprei uma tintura 660 e uma 7764, estou querendo fazer uma misturinha. Sera q isso vai dar certo?

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Meu cabelo está 8.44.Fiz no salão e odiei,tive que descolori então de 15 em 15 dias parece uma agua de salsicha.
    Quero que ele fique da cor da raiz castanho claro,na altura do 5
    Preciso saber para eu tirar este cobre e ficar bem natural,uso o 5.1 ou 5.2?
    Por favor me ajude.meu cabelo e bem comprido
    Posso passar o decap kolor?
    Um abraço e Deus abençoe você,virei sua fã
    Daniella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani,

      O vermelho é a cor que mais desbota e é necessário estar sempre fazendo manutenção com banhos de brilho e retoques para repor o pigmento. Já que o seu caso é escurecer fica mais fácil. A coloração 5.1 vai neutralizar o cobre porém vai deixar seu cabelo mais claro que o 5.0 pois 5.1 + 8.44 = 13/2 = 6,5 o que deixará o seu cabelo na altura entre o 6.0 e 7.0. É isso o que vc quer?

      Excluir
    2. Oi Dani,

      Lembre-se que o Dekap Color retira apenas as nuances, ele não altera a cor base, ou seja, nem escurece nem clareia, apenas vai retirar o pigmento cobre. Como não sei a coloração que vc vai usar leia nas instruções que vem na caixinha pois algumas são 1:1 outras 1:1 1/2, explicando: 60g de tinta + 60ml de Ox (1:1) ou 60g de tinta e 90ml de Ox (1:1 1/2). Como seu objetivo é escurecer use a Ox de 20vol.

      Bjussssssss

      Excluir
    3. Dani,

      Receita do banho de brilho:

      30g da sua coloração
      50ml de água
      10ml de Ox de 10vol
      10ml de queratina líquida ou gel
      10g de máscara de hidratação branca

      Misture todos os ingredientes e aplique nos cabelos lavados e úmidos e deixe agir por 30 minutos, enxague e seque como de costume.

      Bjusssssssssss

      Excluir
  22. Esqueci de perguntar se posso usar a ox de 20 volumes com tintura 5.1
    Um abraço
    Dani

    ResponderExcluir
  23. Muitoooo Obrigada,
    Parabéns,lindo seu Blog,que Deus ilumine seus caminhos e te ajude em dobro!!!!
    Um beijão
    Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani,

      Amém. Obrigada pelo carinho. Qualquer bronca é só perguntar.

      Bjus e muita luz para vc tb.

      Excluir
    2. Bom Dia,
      Preciso de uma ajudinha,Lembra que eu te falei que meu cabelo estava 844?
      Pois é,passei o 5.1 e ficou lindo,bem que você falou,ficou na altura entre o 5.5 e 6,ficou super natural,um castanho bem lindo mesmo.Então como pretendo dar uns banhos de brilhos para não agredir tando,uma vez ou outra vou ter que pintar,afinal banho de brilho não cobre fio branco.Queria saber se o banho de brilho altera muito a cor.Vou explicar o porquw da pergunta:comprei uma tinta 4.0 para dar banho de brilho mas não quero escurecer muito.Como não consigo mais trocar a tinta(a loja onde comprei só troca em sete dias)queria saber qual numeração posso misturar para não escurecer muito.Tenho um pouco de 7.7 da keraton em casa.Posso misturar ou você sugere outra numeração?tipo um 8 ou 7?
      Obrigada um beijão e bom trabalho.
      Dani

      Excluir
    3. Dani,

      Qual o percentual de cabelos brancos que vc tem?

      Excluir
    4. Na verdade são uns fiapos que aparecem na franja!
      Sabe como é cabelo branco no homem é charme, na mulher não precisa nem comentar,né!
      Pois bem só preciso qual numero posso misturar com a 4.0 que comprei para não sair do tom 5.0.Posso usar a 7.7 que tenho em casa?Caso contrario compro outra.
      Eu pergunto porque moro no interior e para ir até o centro demora um pouco.

      Obrigada e bjo

      Excluir
    5. Desculpa a insistência,preciso saber qual cor posso misturar com 4.0 para não escurecer muito.Meu cabelo está na altura do 5.0.Posso misturar um 7.7?Adorei a cor que ficou quando meu cabelo estava 8.44 e usei o 5.1.Ficou bem natural.

      Um abraço

      Excluir
    6. Dani,

      Quando vc usou a 5.1 o seu cabelo estava com 8.44, então ele foi para a altura entre 6 e 7 e o azul neutralizou o cobre. Se vc colocar a coloração 4.0 no seu cabelo que está na altura do 5.0 vai resultar num tom entre 4 e 5. Se vc misturar o 4.0 com a 7.7, estando vc com o cabelo na altura do 5.0, o resultado será o 5.0. Para que a correção tenha êxito é imprescindível que a cor presente nos seus cabelos seja corretamente identificada. Substitua o 7.7 por 7.1 para assegurar a neutralização do cobre.

      Bjussssssssssss

      Excluir
    7. Obrigada,agora entendi, um Bom Fim de Semana e Parabéns pelo dia Internacional da Mulher,que na minha opinião deveria ser todos os dias,afinal somos guerreiras incansáveis.

      Beijão

      Excluir
  24. Olá, não dou sorte com salão, acho que eles não entendem o que eu falo. Adorei as dicas daqui e vou perguntar também. Meu cabelo natural é castanho claro acizentado (louro escuro acizentado) entre estes. Tenho muito cabelo branco, a raiz quase 80 % ja tomada. A um tempo atras fiz mecha-luzes e pintei o fundo bem escuro amei. só que agora não consigo mais acertar, alias os cabeleireiros que vou. Não gosto de vermelho e sempre que pinto meu cabelo esta indo para o vermelho e a raiz sempre fica mais clara que o restante. Quero ajuda - para não ficar vermelho, gosto do fundo escuro e mechas brancas-amarelas. obrigada ah tbem qual marca boa de tinta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris,

      Em primeiro lugar vc tem que identificar a cor natural do seu cabelo e depois qual a cor que vc quer de fundo. A partir daí essa coloração deve ser aplicada apenas na raíz crescida (cor de base+nuance). Qual o percentual de cabelos brancos que vc tem? A raiz fica mais clara que o restante porque a coloração ou a Ox está errada. Me responde e eu te ajudo ok?

      Bjussssssss

      Excluir
    2. Oi, obrigada por responder. Minha cor natural é loiro escuro. Tenho muito cabelo branco, 80% ja tomado.informação da moça que pintou ela colocou tintura 6. Qdo secou comentei com ela que queria escuro e não vermelho, ..o meu cabelo está laranja e ressecou muito (usou uma tinta Red Iron). Gosto de loiro escuro (sem puxar para o vermelho e dourado) e algumas mechinhas loiras mais para o branquinho.

      muito obrigada novamente. Bjjjjooo ah comprei o novex argan que vc indicou para fazer banho de creme.

      Excluir
    3. Cris,

      Se realmente sua cor natural é o loiro escuro (6.0), vc tem 80% de cabelos brancos e está com problemas com a nuance cobre a indicação é usar uma coloração 6.0 + uma coloração 6.1 e Ox de 20vol. Misture meio a meio as colorações e siga a indicação do fabricante para a quantidade de Ox, pois algumas colorações tem indicação de 1:1 ou 1:1,5. Procure coloração profissional (Majirel, Alfaparf, Wella Perfect, etc). Com certeza vai resolver o seu problema de cor. Quanto as mechas, procure um profissional de sua confiança e peça para fazer sua mechinhas platinadas ou peroladas.

      Bjusssssssssss

      Excluir
  25. bom dia meu cabelo estava pintado d preto e fiz luzes só q depois apliquei uma tinta 11 no cabelo todo as luzes ficaram um pouco amarelo acobreadas eo fundo avermelhado como faço pra neutralizar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata,

      Me responde umas perguntas básicas para que eu possa te ajudar. Que cor ficaram suas luzes após a descoloração? Qual a numeração da coloração usada, marca e volumagem da Ox utilizada? Qual sua cor natural? O processo foi realizado por profissional ou em casa?

      Bjusssssssss

      Excluir
  26. ficaram um pouco acobreadas e o fundo avermelhado e misturei a cor 11.0 com 12.01 ox da marca cor e tom cor natural do meu cabelo castanho médio. A primeira vez fiz com um profissional não manchou mais essa segunda vez eu fiz em casa e eu já pintava ele de preto a muito tempo. acabei fazendo besteira em casa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata,

      Pelo que vc está relatando o procedimento foi totalmente errado. Primeiro, porque descolorir um cabelo colorido de preto é muito complicado e apenas os profissionais da área conseguem sem deixa-lo manchado ou danificado, porque tem que ter conhecimento de colorimetria, de fundo de clareamento, altura de tom, etc. Segundo, o seu cabelo deve ter chegado na altura de tom 6 ou 7 e vc aplicou desnecessariamente 11.0 com 12.01, enfim... Te aconselho procurar um profissional de sua confiança pois o problema do seu cabelo não é apenas neutralização de cor. Nunca faça esse tipo de procedimento em casa pois o barato geralmente sai caro. Bjus e boa sorte.

      Excluir
  27. Respostas
    1. Renata,

      Uma Ox de 30v abre de 2 a 3 tons em cabelos virgens, nos cabelos anteriormente coloridos ela não vai clarear, pois coloração não clareia coloração.

      Bjusssssss

      Excluir
  28. Olá, gostaria de um help... usava no meu cabelo o tom 3.66/4.66, cansei e resolvi mudar, fiz decapagem em casa e joguei koleston 8.0 e fiquei com o cabelo vermelho alaranjado desespero.(rsrsr)Sendo que a raiz ficou amarelo ovo, bem mais claro. Corri para pedir ajuda, 1 semana depois fiz outra decapagem e joguei Cor&Tom 10.1 (salão caseiro)e o resultado foi Laranjão, mas a raiz igualou mais(cor da moda), mas odiei, tenho quase 50 anos e não combinou comigo. Na manhã seguinte, voltei no salão para corrigir, e joguei Cor&Tom 6.1, deu uma amenizada (igualada), já se passaram 10 dias e agora o laranja esverdeado começou a aparecer novamente, o que devo fazer para conseguir igualar meu cabelo num tom Caramelo? não quero escurecer meu cabelo e nem deixar com um tom de marrom apagado... Pode me ajudar? Se quizer, mando fotos para seu email, é só me falar. Obrigadão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvia Regina,

      Para começar me diz qual é a altura de ton do seu cabelo natural (3.0, 4.0, etc) e se vc tem cabelos brancos, ok?

      Excluir
  29. Esqueci de te passar meu email, srastop@yahoo.com.br Help-me!

    ResponderExcluir
  30. Olá,

    Fiz luzes no cabelo loiro, não gostei e tonalizei com ruivo ( uma mistura de 6.66 + 6.1 + Ox de 10) ficou um vermelho, só nas luzes, bem vivo. Fiz uma progressiva com tutanat e todo o vermelho desbotou, foi incrível. Então, comprei aqueles tonalizantea sem amônia e sem Ox, como medida de emergência, mas algumas partes ficou laranja. Bom, as partes originais do meu cabelo sem luzes é castanho escuro. Penso em por 6.3 com 6.1 só para pegar nas luzes é ficar meio marrom mel, li q esse tipo de cor em luzes em cabelo castanho escuro fica legal. Agora, tô em dúvida sobre a Ox. Posso usar a 10 mesmo? Pra pegar só nas luzes que estão alaranjadas? Se possível enviar a resposta também para o meu email, agradeço. Marcelecristine1@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcele,

      O vermelho é a cor na cosmética capilar que mais desbota por ser de difícil fixação, por isso exige a pigmentação contante para que a cor fique sempre bonita. As progressivas por serem ácidas, geralmente desbotam as colorações e principalmente os vermelhos e loiros. Raciocine comigo, se vc quer um tom marrom (vermelho+amarelo+azul) e já está com o tom laranja (vermelho+amarelo), está faltando apenas o azul, concorda? Mas para formar esse marrom vc teria que identificar cada tom presente no seu cabelo e o percentual de azul que estaria faltando e isso não é tarefa fácil nem para todo profissional. Então, vc pode identificar a altura de tom e a nuance em que estão suas mechas para que eu possa te ajudar. É simples, identifique a altura de tom primeiro, na escala de 1 a 10, qual a altura de tom de suas mechas? Lembrando que seu cabelo natural é um 3.0 (castanho escuro). Agora identifique a nuance, é cobre? vermelho? amarelo? Me responde para que eu possa te ajudar, ok?

      Bjusssss

      Excluir
  31. oi, preciso de sua ajuda, meus cabelos eram castanhos escuros e natural então resolvi ser loura e descolocori, como ficou choquei, tonalizei com 7.7 deu uma fechada na cor, depois passei a tonalizar com 10.73 e que a gora já desbotou e eu me arrependi de ser loura, quero escurecer, mas nao quero preto, pensei em tingir com cor 5.5 koleston ou a 6.53 da alfaparf pois quero ficar num tom mogno avermelhado, visualmente foram as tintas que mais gostei,será que tá correto, pode me auxiliar, por favor?? lembrando que já tenho uns 3 dedos de raiz. um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elenilde Marques,

      Seu cabelo natural é um 3.0 (castanho escuro) certo? Vc descoloriu, não gostou e aplicou um 7.7, até ai eu entendi o que não entendi é porque o 10.73? Se coloração não clareia coloração e vc não queria um loiro, foi desnecessário utilizar uma coloração 10.73 por cima de uma 7.7, entende? Se vc já está com sua raiz natural crescida e quer escurecer suas luzes, pode aplicar a 6.53 ou 5.5 da Alfaparf, cor de sua escolha, com Ox de 20vol que vai fechar a cor e ficar mais perto de sua cor natural. Dê preferência às colorações profissionais (Evolution/Alfaparf, Igora, Majirel).

      Bjusssssssss

      Excluir
    2. essa ideia do 10.73 foi burrice mesmo, acho que foi o desespero.(risos) e por que quis retocar a raiz tambem para ficar clara mas o que consegui foi um marrom acobreado, agora com sua ajuda vou arrumar esse negocio, depois venho te contar como ficou, obrigada pela força, já li muito posts de muitos blogs por aí sobre esse assunto, mas sem dúvida quando me deparei com o seu, não quero ver mas nenhum. sucesso, linda. Deus te recompense.

      Excluir
    3. Elenilde Marques,

      Obrigada pelo carinho e me dê retorno, ok?

      Bjusssssssssssss

      Excluir
  32. olá, sueli, passei aqui pra dizer que pintei o cabelo com a cor 653, e gostei do resultado, fiquei satisfeitissima, obrigada pela ajuda. um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elenilde Marques,

      Adoro receber o retorno de vcs e saber que estão satisfeitas.

      Bjusssssssssssss

      Excluir
  33. Olá MundoRuivo, preciso de uma ajudinha, por favor!!! Meu cabelo é castanho 7.0. Durante muito tempo, mais de 2 anos, usei a cor vermelho 6660 (cereja), dai resolvi pintar de preto, que usei por 1 ano. Enjoei da cor e resolvi voltar ao ruivo (cereja), fiz decapagem porém, após duas colorações, ele ainda tem algumas mechas que no meio ficaram pretas e mais pro final ficaram vermelha num tom mais claro, gostaria de um help.

    Desde já obrigado e um grande abraço a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Baron,

      Aconselho vc procurar um bom profissional porque o processo que foi realizado no seu cabelo com certeza, pelo resultado, foi efetuado por um amador.
      Cabelos coloridos de preto não atingem a altura de tom 6.0 de primeira e precisam ser testados para verificar se estão saudáveis e suportam uma decapagem. No seu caso ainda restaram fios pretos o que indica que o processo não foi bem feito. Aconselho procurar um profissional para realizar o serviço com segurança e garantia de sucesso para vc e seus fios.

      Bjussssssssssss

      Excluir
  34. Olá amei seu blog que tirou várias dúvidas minhas. Eu sou um Loiro escuro natural e gostaria de ir para um 3.0 mas fazendo a conta a cor a ser aplicada deu 0 o que isso quer dizer? Que cor 0 é essa? kkkk Queria ele em 3.1 puxado para o cinza ou para um fundo meio vinho! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mel de Abreu,

      Se seu cabelo natural é um 6.0 (louro escuro) e vc quer escurecer para um 3.0 (castanho escuro) pense bem antes de efetuar a transformação pois se um dia quiser fazer percurso inverso só conseguirá com descoloração. A soma é a seguinte: 3+3=6;
      6-6=0; 0+6=6/2=3. Pode aplicar a a coloração na altura de tom 3 + a nuace de sua escolha, cinza ou vinho, com Ox de 20vol, ok?

      Bjussssssssssss

      Excluir
  35. Boa tarde,vamos ver se vc pode me ajudar,meu cabelo a anos era vermelho,me enchi e fui no salao aonde ela fez um decapagem,bom depois ela passou uma tintura aonde a raiz ficou com um tom castanho dourado e o resto do cabelo ficou um pouco mais escuro.Conforme fui lavando,a raiz clareou ainda no tom meio dourado e o resto para um tom ainda vermelho.Bom essa semana me enchi e passei dekapcolor duas vezes,ai a raiz ficou loiro amarelado e o resto ficou cobre.Passei entao descolorante nas pontas e ficou meio alaranjado.Passei um tonalizante 7.0 agora a raiz ta meio loiro cinza e o resto esta meio laranja e meio loiro,bem estranho rsrsrsrs.Minha cor natural é preto,só que não fico bem com cabelo escuro,entao eu gostaria de deixar meu cabelo em um tom castanho claro ou em um tom para o marrom para mais para frente fazer umas luzes em tons dourados,o que faço? Não aguento mai vermelho e nem cobre!

    ResponderExcluir
  36. Oi Esperança,

    Que samba do creoulo doido heim!!! kkkkkkkkkkkk

    Para que eu possa te ajudar me responda qual a altura de tom (do 1.0 ao 10.0) está a raiz do seu cabelo e o restante.

    Bjussssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom a raiz esta acho que no 7 e o restante agora ficou um laranja meio aloirado rsrsrsrs ta facil assim nè!

      Excluir
    2. Esperança,

      Se nem vc tem certeza da altura de tom em que está o seu cabelo, te aconselho a procurar um profissional de sua confiança e efetuar a correção da cor do ser cabelo, porque depois de tanta decapagem, descoloração e coloração seu cabelo deve ser avaliado por um profissional para que a saúde dos seus fios seja criteriosamente analisada e só então submetido ao processo mais indicado. Trate desses fios, hidrate bastante e faça uma reconstrução a frio para que ele suporte outra transformação.

      Bjussssssssssssss

      Excluir
    3. ok,você não quer que eu te mande uma foto?Ainda bem que eu faço hidratação toda semana e uma vez por mês faço ou bottox ou hidratação,mas em casa tb não descuido não.

      Excluir
    4. Esperança,

      Envie umas fotos pro meu e-mail, de preferência tiradas em locais claros.

      suely.garaujo@gmail.com

      Excluir
    5. mandei as fotos,espero que estejam claras,meu email nascimentomagda@hotmail.com para vc saber que sou eu.Obrigada.

      Excluir
    6. Bom dia vc recebeu as fotos?Não sei porque as minhas respostas demoram tanto para aparecer,deve ser o google que não vai muito com a minha cara rsrsrsrsr.

      Excluir
    7. Oi Esperança,

      Recebi suas fotos e precisamos definir algumas coisinhas. O seu cabelo natural tem a altura de tom 1.0, com coloração ele chega no máximo num 4.0 e com um super clareador num 5.0 a 6.0. Lembre-se que quando transformamos a cor de um cabelo será necessário colorir a raiz a cada 15 ou 30 dias, tendo ou não cabelos brancos. Se o seu objetivo é colorir e depois iluminar com mechas eu te aconselho a usar uma cor mais aproximada da sua cor natural, sem necessariamente ser o 1.0,
      pode ser um 4.36, 5.36 ou 6.36 (Igora) , 5.77 ou 6.71 (Felithi), sempre com Ox de 20v, tratar esse cabelo e só depois procurar um profissional que realize sua transformação para mechas, começando sempre com poucas mechas, afastadas da raiz e de preferência uma Ombrè Hair que no seu cabelo vai ficar show de bola. Minha indicação visa uma maior harmonia e naturalidade no resultado final e manutenção da saúde dos seus fios. Vá com calma pois quando temos pressa na cosmética muita coisa dá errado, pode acreditar, a palavra é paciência.
      Lembrando que essas colorações que citei acima são profissionais e a Estrela de Oswald da Igora é diferente das outras colorações, então muito cuidado com os números pois nem sempre eles indicam a mesma cor e existe muitas marcas que invertem os números.

      Ei, que história é essa de prender cabelo úmido ou molhado... só prenda seu cabelo depois de seco e jamais durma com os fios molhados, isso pode partir seus fios.

      Tente e me de retorno.

      Bjussssssssss

      Excluir
    8. OPS... Se vc conhecer um bom profissional ele vai resolver seu problema rapidinho e já deixando vc loira... custa caro, é um processo artesanal, mas tenha certeza que vale a pena.

      Bjusssssssssssss

      Excluir
    9. É pretendo antes me acostumar com o cabelo em outra cor,pois como disse sempre tive ele vermelho,sempre usei a alfa parf é boa não é?Esta cor que você me passou ela não vai ficar muito escura puxando para o preto não é?Tenho pavor do preto rsrsrs,e realmente eu tenho que fazer o retoque a cada 15 ou 30 dias pois tenho montes de cabelos brancos.Pretendo agora deixar ele numa cor só e mais pra frente fazer as luzes ou o ombré como você disse.Obrigada pela atenção,adorei tudo.Ah o tom da alpha é o mesmo? bjsss

      Excluir
    10. Olha, sinceramente não acredito que vc esteja preparada para realizar esse procedimento. Preste atenção que seu cabelo está manchado em vários locais e em outros está bastante aberto, quase branco. Só um profissional vai saber igualar a cor do seu cabelo sem comprometer a saúde dele. Procedimentos feitos em casa geralmente saem mais caros do que se fossem feitos de primeira num bom salão... o barato pode sair bem mais caro. Procure um profissional.

      Bjussssssssss

      Excluir
    11. Sinceramente sei que você aconselha o melhor,mas nesse momento estou sem condições,então vou ter que tingir eu mesma.Como eu disse, mais para frente procuro um profissional para fazer as luzes ou o ombrè,qdo a situaçao melhorar,mas agora não posso ficar com esse cabelo multicolorido rsrsrsrsrs,vou fazer o que você me disse a respeito da tintura.Uma dúvida,começo da raiz e passo em tudo ao mesmo tempo ou passo na raiz deixo um tempo e depois passo no resto?A raiz esta mais escura não é? obrigada bjs

      Excluir
    12. Vc vai ter que identificar onde está mais escuro e colocar essa cor no seu cabelo porque coloração não clareia coloração. A fotografia nos dá uma ideia de cor mas nada melhor que o próprio olho para identificar as cores. Se vc tem raiz natural comece por ela e após 20 minutos aplique no restante do cabelo e deixe completar o tempo de pausa. Se seu cabelo está todo colorido pode aplicar nele por completo. Lembre que será necessário igualar a cor, então não economize na coloração nem se preocupe se vai escurecer ou não, o mais importante nesse momento é igualar a cor. Respeite a diluição da coloração, use Ox de 20v, obedeça o tempo de pausa e boa sorte.

      Excluir
    13. Obrigada,adorei!Depois volto para te falar o que aconteceu.bjsss

      Excluir
  37. Olá Mundo Ruivo! Fiz uns trabalhos seguindo suas dicas, e tem dado certo! Tenho um cliente/cabelo, que corrigi cor cobre de raiz 5.1,depois de uma hidratação q indiquei, resolvemos fazer luzes, esta queria luzes clara, mas ficou um pouco dourado devido fundo 6.0(esta cor desbotando),este cabelo está bastante ressecado, cliente num faz tanta hidratação como deveria, nem corte, estou num beco sem saida.rsrsrsrsCliente faz escova toda semana.penso em sugerir uma matização 9.1 com OX10, ou luzes inversa com 5.1. Me ajuda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Janaina Silva Cesarino,

      O que vc está enfrentando, a grande maioria dos cabeleireiros também enfrenta: cliente que não cuida dos cabelos e quer fazer transformação... Nesses casos nós cabeleireiros conscientes devemos agir de forma bastante firme e antes mesmo do processo, nos negarmos a faze-lo. Como foi que o cabelo dela passou no teste de mecha para descoloração estando ressecado, eu não entendo... A regra é a mesma: cliente que não cuida do cabelo não faz transformação, até porque depois que o cabelo dela começar a ressecar mais ainda por falta de tratamento, ela vai dizer que a culpa é do cabeleireiro pois o cabelo dela antes estava sadio... é assim mesmo amiga que isso acontece. Negue-se a realizar esse tipo de processo pois não vale a pena e as perdas para vc serão enormes. Quanto a correção do amarelo, preste atenção a Estrela de Oswald e veja que a cor neutralizante do amarelo é o violeta. O azul (.1) neutraliza o cobre.

      Bjus e boa sorte.

      Excluir
  38. Olá, estou a um tempo querendo mudar a cor do meu cabelo. A cor natural dele é o Castanho Médio. Atualmente ele esta com algumas luzes feitas em casa (Com Descolorante sem amônia e OX de 10 da Amend, pois meu cabelo é fino e a cor abre bem), que resultou num tom alaranjado. Só pintei meu cabelo com tintura permanente uma vez (a cor foi Loiro Médio), e não mudou muita coisa. Depois disso só pintei com tonalizante (Casting Gloss), nas cores: Borgonha, Preto e Chocolate. Estou querendo pintar ele com 5.5 da Garnier Olia que é tinta permanente mas sem amônia (pois antigamente eu relaxava o cabelo com Hidróxido de Sódio. Agora eu comecei a fazer escova definitiva só na raiz). Meu receio é que meu cabelo fique manchado, e que a raiz fique mais escura que o resto dos fios. Será que você poderia me ajudar? Desde já agradeço :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tarcilla Birth,

      Seu cabelo natural é um 4.0 (castanho médio), vc descoloriu e o fundo de clareamento foi para o alaranjado provavelmente por ter atingido a altura de tom 7.0 com o descolorante sem amônia. Primeiramente vc deve analisar a saúde do seu cabelo e verificar se ele suporta coloração depois de ter sido submetido ao hidróxido de sódio, pois são químicas incompatíveis. Produtos sem amônia (tonalizantes) apenas agem na superfície do fio e não tem o poder de abrir tons, entretanto podem fechar sem problemas. Aconselho vc ou a procurar um profissional para analisar seu cabelo e colorir, se for o caso, ou escolher um tonalizante profissional (Richesse ou InShine) na cor 4.1 e aplicar no seu cabelo, sabendo que os tonalizantes com o tempo desbotam.
      Espero ter te ajudado de alguma forma, qualquer dúvida pode perguntar, ok?

      Bjussssssssssssssss

      Excluir
  39. Olá Suely seu blog é maravilhoso.
    Gostaria que vc me ajudasse em um cabelo que preciso fazer uma correção, o cabelo de uma amiga tem altura de tom em um 6 mas no momento ela está com o cabelo totalmente descolorido de tantas mechas , masa parte de cime com mechas claras na altura de um 9.3 e a parte de baixo em um 8.4 com um pouco de raiz co fios brancos , ela fez recentemente algumas mechas e não gostou em um outro salão e agora quer que eu corrija , mas sinceramente cho q o cabelo dela precisa uniformizar a cor e depois abrir mechas e tonalizar na cor que ela deseja ou seja um 9.1 , minha duvida é qual cor devo usar para cobrir todo e é preciso fazer uma pré pimentação , acha que devo usar o 6+6.2.1 para fechar totalment mas será que não vai escurecer muito ...nossa quantas dúvidas.Mas sei que vc vai poder me ajudar...obrigada. Ahh faz 4 meses que me formei e preciso muito de ajuda. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi mari, obrigada pelo elogio e seja bem vinda ao MundoRuivo.

      O cabelo de sua cliente está um samba do crioulo doido... kkkkkk Mas, em colorimetria tudo tem solução. Se a raiz dela é na altura de um 6.0, ela possui cabelos brancos e vai ter que fazer retoques sempre, o cabelo está com dois tons entre o 8.0 e o 9.0, o objetivo e fazer luzes no tom 9.1 e tendo em vista que atualmente o chic e elegante é manter a raiz no tom natural... aconselho vc a colorir com o 6.0 + 5.1 + Ox de 20 vol., as colorações na proporção 1:1. Veja bem, eu estou me baseando nas informações das alturas de tons que vc me passou, se seu diagnóstico estiver errado a correção pode não dar certo. Após a correção faça tratamentos de hidratação e reconstrução para que o cabelo suporte outra descoloração, não execute outra descoloração se o cabelo dela não estiver sadio pois ele pode não suportar e o pipoco vai estourar nas suas mãos. Se ela não se submeter aos tratamentos aconselhe-a procurar outro profissional, é melhor vc ser apontada por um serviço que não fez do que por ter feito e dado errado. Com certeza esse cabelo está detonado, então todo tratamento é indicado e muito cuidado ainda é pouco. Não esqueça nunca de fazer o teste de mecha antes da descoloração. Me dá retorno ok?

      Bjus e boa sorte.

      Excluir
    2. Mari,

      Outra forma que vc pode fazer é aplicar meio tubo de tinta 7.4 diluída em água morna em todos os fios e deixar agir por 15 minutos e logo em seguida, por cima dessa mistura, aplique o 6.0 com Ox de 20 volumes como de costume e deixe agir por 30 minutos.

      Excluir

  40. Ola tdo bem?? Gostei muito da suas dicas e estou precisando delas.
    Vamos la. o tom do meu cabelo natural é loiro escuro, e sempre fiz luzes.
    ha uns 20 dias resolvi clarea-los mas deixar a raiz escura. o cabeleireiro q sempre vou passou o descolorante por 20 min.(achei pouco o tempo) no comprimento do cabelo mas nao na raiz como pedi....e depois matizou o cabelo todo passando na raiz tb.....a raiz ficou laranja e onde nao tinha luzes tb..odiei...passei o o castanho medio a koleston e depois de uma semana passei duas vezes dekapcolor e passsei o 7.1 da koeston...mas ele esta desbotando e ficando cobre...e esta manchando tb...me indicaram o tintura majirel 6.1... e depois qro voltar a fzr luzes.
    o que vc me aconselha a fzr....ele nao esta ressecado......qro depois e colorir fazer uma reconstruçao para começar a fzr luzes.


    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cristina paulino,

      Como pode a sua raiz não ter sido processada e ter ficado laranja? Aconselho vc voltar ao profissional que efetuou o processo e solicitar dele a devida correção. Não tente resolver isso em casa pois a situação pode piorar consideravelmente.

      Bjus e boa sorte.

      Excluir
  41. Oi amiga!!!!Comprei 9.1 alfaparf + 8.4 meu desejo é um laranjinha discreto rsrsrsrsrs meu cabelo ta no loiro chique rsrsrsrs 9.1 oq vc aconselha

    ResponderExcluir
  42. Oi Lili rrosa,

    Se o .1 (azul/cinza) neutraliza o .4 (cobre) vc não obterá nenhuma transformação misturando eles. Se vc mistura um 9.1 + 8.4, vai obter um 9.1 um pouco mais fechado, entre um 8 e um 9. Se vc já está num 9.1 e quer um laranjinha discreto (tem certeza disso?), basta aplicar o 9.4 que está na mesma altura de tom em que seu cabelo se encontra e se tem cabelos brancos misture 9.0 + 9.4 com ox de 20vol. Como não trabalho com a Alfaparf não posso te assegurar que vai dar certo pois não conheço a coloração mas como as regras de colorimetria são as mesmas vamos apostar que vai dar certo.

    Bjussssssssss

    ResponderExcluir
  43. Olá Mundo Ruivo a cor natural do meu cabelo é castanho escuro, pintei de preto 2.0, mas como é uma cor pesada enjoei e pintei de acaju, ficou basé com algumas lavagens, passei o 3.66 violine da cor e ton indicado por uma cabelereira mas pegou só na raiz que esta bem vermelha e as pontas escuras com um leve avermelhado. Tenho vontade de ter meu cabelo com a cor natural novamente mas não tenho paciência de esperar crescer e ir cortando por que fica feio a raiz mais clara, pensei até em passar um tonalizante preto novamente. O que eu faço? Meu cabelo é chanel na altura do ombro tenho bastante cabelo mas está controlado o volume por que faço relaxamento com guanidina. Por favor me ajude!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelle Soares,

      A guanidina é um hidróxido e portanto incompatível com a amônia presente nas colorações. Como a primeira lei da colorimetria é a de que coloração não clareia coloração, imagine isso com tonalizantes que apenas chegam nas cutículas dos fios!!! Aconselho vc a procurar um bom profissional que faça uma avaliação do seu cabelo e indique qual a melhor forma de corrigir a cor sem danificar os seus fios.

      Bjusssssssssss

      Excluir
  44. oi, tenho cabelo como base 6.0 , atualmente esta tingido de 7.3 mas já cresceu raiz de 3 dedos, o cabelo está um loiro bem amarelo devido muitas colorações neste tom, tenho um pouco de cabelos brancos na parte da frente do cabelo. estava pensando em misturar 6.0 com 7.0, será que vai ficar muito escuro? vai cobrir os brancos?, pois não gostaria de sair muito do loiro. obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  45. Olá mundo ruivo,meucabelo estava no tom 12 e com luzes,como estava ressecando muito eu resolvi escurecer,mais fiz uma loucura joguei o 3.66 e agora me arrependi,gostaria de pelo menos da cor 6.7 o que eu faço,desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nilda Nunes,

      Coloração não clareia coloração, para clarear coloração só com descoloração. Trate seu cabelo e faça luzes novamente.

      Bjusssssssssss

      Excluir
  46. Olá o blogger esta no do meu marido rsrs .entao a cor do meu cabelo estava na altura de um 12 e com luzes,mais como estava muito ressecado resolvir escurecer,mais fiz a pior besteira joguei a coloraçao 3.66 e agora me arrependi,gostaria que ele estivesse no tom 6.7 o que devo esta fazendo,desde de já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nilda Nunes,

      Coloração não clareia coloração, para clarear coloração só com descoloração. Trate seu cabelo e faça luzes novamente.

      Bjusssssssssss

      Excluir
  47. Olá boa noite meu cabelo é um castanho claro mas fiz muitas luzes e agora está platinado gostaria de escurecer e deixar ele com uma cor bem próxima da minha raiz como posso fazer tenho que pigmentar ?

    ResponderExcluir
  48. Olá boa noite meu cabelo é um castanho claro mas fiz muitas luzes e agora está platinado gostaria de escurecer e deixar ele com uma cor bem próxima da minha raiz como posso fazer tenho que pigmentar ?

    ResponderExcluir
  49. Boa noite meu cabelo natural é um castanho claro e fiz muitas luzes que estou platinada no momento mas gostaria de deixar ele na cor natural dele como devocê proceder tem que pigmentar antes e depois pintar ? Qual cor tenho que passar

    ResponderExcluir