segunda-feira, 7 de março de 2011

Cabelos Vermelhos: ter ou não ter, eis a questão!




Antes de optar por tingir seus cabelos com tons de vermelho é importante saber que todo processo químico danifica o cabelo, nem que seja só um pouco. Também deve se levar em consideração a manutenção da cor, ou seja, é preciso analisar se você está disposta a ter disciplina com os cuidados para manter a tonalidade sempre bonita e a retocar a raiz no mínimo uma vez ao mês.

Os tons vermelhos sofrem com a perda da coloração. Os fios desbotam porque os pigmentos vermelhos não têm boa fixação e são muito voláteis, sendo eliminados com as lavagens ou mesmo com o passar do tempo. Assim como o cabelo vermelho perde pigmentos, junto, ele perde proteínas importantes. Aliado a fatores externos, como os raios solares, poluição, ar-condicionado e mar, o resultado não é dos melhores. Fios fracos, pouco resistentes e sem vida. Consequentemente, cabelos coloridos com os tons ruivos logo ficam opacos e devem receber os mesmos cuidados que qualquer cabelo colorido, ou seja, utilizar produtos específicos para manutenção da cor e fazer tratamentos como hidratação, lembrando sempre que um cabelo bem tratado e com escamas seladas fixa muito mais a cor.

O fator mais importante a ser observado é que os cabelos devem estar saudáveis antes de receber a coloração. Mesmo que hoje as fórmulas sejam muito mais elaboradas, a coloração é um processo químico e altera as condições normais do cabelo. Em fios saudáveis, ela proporciona espessura, tratamento, brilho e muito mais durabilidade da cor. Em cabelos danificados e enfraquecidos, ela pode agravar os problemas se os fios não forem devidamente tratados antes da tintura. O resultado final vai depender do estado atual do seu cabelo.

Sempre enfatizo a importância da hidratação semanal, da nutrição quinzenal e da reconstrução mensal como forma de deixar os cabelos saudáveis. Ter cabelos saudáveis e bonitos requer dedicação e cuidados constantes.

Existem vários métodos para tornar seus cabelos vermelhos:


coloração permanente - também chamada de tintura permanente. A química com amônia age diretamente na parte interna dos fios, substituindo os pigmentos naturais dos cabelos pelos da cor desejada. É ideal para quem quer mudanças radicais e é possível fazer a reaplicação apenas nas raízes, quando o cabelo começa a crescer, o que acontece normalmente depois de trinta dias. As cores mais quentes, como cobre, dourado e vermelho, duram cerca de um mês e meio. É importante salientar que a cor não sai dos fios ela desbota, e durante esse período, é necessário usar produtos específicos para cabelos tingidos, como manutenção da cor.

coloração semipermanente ou tonalizante - por não ter amônia, a tinta não penetra na parte interna dos fios, o que diminui seu tempo de duração em relação à permanente. O oxidante, que faz parte da sua composição, cria uma capa colorida sobre os fios. À medida que o cabelo é lavado, a cor vai saindo. Dura, em média, quinze lavagens.

tintura temporária - também conhecida como rinsagem. Como o produto não tem amônia nem oxidante, cobre apenas superficialmente os fios e tem uma duração curta (cerca de seis lavagens). É um processo menos usado para colorir e mais para dar brilho e reflexos à cor original, além de disfarçar os primeiros fios brancos.

Shampoo colorante ou tonalizante - a diferença entre essa coloração e as restantes é que é aplicada como shampoo. Portanto, é fácil de usar, além de ter efeito rápido, age em vinte minutos. No entanto, a duração e a intensidade da cor proporcionada pelos outros tipos de tintura são muito maiores e permitem transformações mais radicais. O Shampoo tonalizante não clareia os cabelos, apenas reaviva a cor ou escurece os fios e o Shampoo Colorante, por conter amônia, consegue clarear os fios em até quatro tons.

Henna - As promessas dos fabricantes e vendedores são tentadoras ao afirmarem que esse produto é 100% natural, compatível com todas as químicas, tinge os fios, cobre os cabelos brancos e trata os fios. Já cai nesse conto do vigário e me dei mal. Meus cabelos agradecem nem ouvir falar desse produto na minha casa. Ele resseca os fios, deixa uma cor na raiz e outra no restante dos fios e é péssimo de usar. Meus cabelos ficaram igual a uma vassoura de piaçava. Não Recomendo.

Se você está decidida a mudar a cor de suas madeixas para os tons vermelhos, escolha o método que melhor se adéqüe ao seu perfil e, não menos importante, escolha um produto de qualidade.

Jogue-se nos vermelhos e seja bem vinda ao mundo ruivo! Bjusssssssss

Créditos:

www.cabelosecosmeticos.terra.com.br
www.maisquebeleza.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário