terça-feira, 10 de abril de 2012

Fazer no Salão ou em Casa: Eis a Questão!

Uma gestação dura longos nove meses e até o nascimento a gente busca adquirir conhecimentos para cuidar daquele ser amado que virá, nos encherá de alegria, será motivo do nosso orgulho e ao crescer nos dará a sensação de dever cumprido. Claro que nem tudo são flores porque aquele ser pequenino vai nos dar um trabalhão, vai requerer nossa atenção e cuidados especiais, vai crescer e ser resistente a muitos dos nossos conselhos e ainda teremos que estar sempre atualizando nosso aprendizado para acompanharmos sua evolução. Isso tudo me reporta ao tema cabelos, clientes, cabeleireiros...

Com relação a cabelos a coisa funciona mais ou menos da mesma forma. Primeiro buscamos o conhecimento para entender e saber lidar com os fios que tanto amamos, depois a gente pacientemente cuida deles, espera e finalmente fica toda feliz e orgulhosa ao ver que eles se tornaram belos e saudáveis. Mas, nem sempre as coisas acontecem nessa ordem. 

Quase nunca uma cliente com cabelos detonados entra num salão procurando por tratamento, geralmente sua procura é por transformação. Ela chega com o cabelo necessitando urgentemente de uma hidratação ou  reconstrução ou nutrição ou cauterização e solicita uma descoloração. Se os fios já estão sensibilizados a aplicação de qualquer química só irá agravar a situação desses fios. 

Vou citar um caso típico e corriqueiro de um salão: uma cliente que não teve seus cabelos aprovados, no prévio teste de mecha, para um certo processo químico insiste para que o cabeleireiro aplique a tal química em seus cabelos. Se o cabelo foi reprovado pelo teste de mecha não há outra alternativa a não ser o profissional recomendar, de  acordo com a análise do fio, a melhor linha de tratamento indicada ao caso para que esse cabelo seja primeiramente tratado e posteriormente o desejo daquela cliente realizado, sem correr o risco de danificar ou perder seus fios. Esse é um procedimento que considero responsável mas que, infelizmente, não acontece com a devida frequência. 

Não é a toa que leio em Blogs e Sites tantos comentários de leitoras desesperadas narrando suas  experiências desastrosas em salões de beleza ou não. É cabelo que ficou verde, azul, chumbou, amarelou, acobreou, cabelo que partiu, quebrou, detonou... Ao comprar um produto químico e, sem o devido conhecimento, usa-lo em seus cabelos tomando-se como base apenas o passo-a-passo que acompanha o produto corre-se o risco de que alguma coisa de errado aconteça pois cabelos podem se comportar de  formas diferentes quando submetidos a processos químicos. Quando se trata de coloração, entender de colorimetria é essencial para saber se as cores desejadas são possíveis de serem aplicadas. Com relação a químicas de relaxamentos é importante conhecer tricologia e entender o fio do cabelo e suas particularidades, evitando assim que os fios sofram agressões químicas e sofram danos graves.

Lidar com cabelos é coisa séria e deve ser feita de forma responsável. Para ser um bom cabeleireiro é essencial saber tratar e transformar cabelos e, fundamentalmente, ter ética profissional para saber dizer NÃO na hora exata. 


2 comentários:

  1. Oi!Faço uso do tonalizante D'edicace(l'oréal)cor:12 preto.Quando lavo os cabelos eles ficam VERDE/ tbm uso relaxamento com guanidina; com isso tdas as vezes q lavo preciso tonaliza-los..
    Vc. pode me ajudar? obgd..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosa,

      Cabelos ficam verdes quando estão coloridos com pigmentos amarelos (louros) e é aplicada uma outra coloração com pigmento azul (preto), a junção do amarelo + azul = verde. No seu caso seu cabelo estava com alguma coloração amarela?

      Excluir