domingo, 29 de maio de 2011

Cabelos com pontas duplas? Vamos acabar com elas!

Fios fragilizados, ressecados que teimam em se dividir em dois ou mais, deixam qualquer uma louca. Mas, calma, vamos analisar a causa e propor cuidados que poderão acabar com esse problema. 

A Causa:

A possível causa principal é a falta de hidratação. Como se esse fato já não fosse o bastante, a falta de cuidado, o desgaste natural dos fios, a poluição, o ar seco, o sol, o vento, o calor, o sal, o abuso de tratamentos químicos e descolorantes e, o uso do secador e da chapinha ajudam, e muito, a desgastar os fios, gerando as temidas e odiadas pontas duplas, que denunciam instantaneamente a falta de saúde dos fios.


A cutícula, camada que protege o fio do cabelo dos agressores externos, se rompe e surgem as pontas duplas, o que temos a fazer nesse momento é dar uma aparadinha nas pontas (cerca de 1cm), depois disso, vale a pena tratar do cabelo para que elas não voltem a aparecer.

Cuidados:


- Para manter a cutícula do cabelo selada é necessário manter o cabelo sempre hidratado. Faça uma a duas hidratações semanais e ao menos uma vez por mês vá a um salão para fazer uma hidratação com linhas profissionais;

- Nunca lave seus cabelos com água quente pois isso vai deixa-los ainda mais ressecados;

- Lave seus cabelos no mínimo em dias alternados, nosso clima propicia isso e não temos a necessidade de lavarmos menos os cabelos. Dá até para lavar todo dia, sim, e isso evita o acúmulo de impurezas e mantém o fio sempre limpinho, além de evitar seu ressecamento; 

- Jamais prenda seus cabelos úmidos ou molhados, isso pode quebrar os fios;

- Quando for desembaraçar os fios, utilize pentes de madeira ou osso com dentes largos e espaçados e sempre comece o processo das pontas e vá subindo até a raiz;

- Se vc é adepta do secador, mesmo com a aplicação de um protetor termoativado, use-o a uns 15 cm de distância dos fios e quando terminar dê um jato de ar frio no cabelo para fechar a cutícula e diminuir a eletricidade;

- Se você faz chapinha, descolore, utiliza escova progressiva, alisamentos, relaxamentos e colore os fios, melhor cuidar melhor deles. Procure produtos específicos para cabelos quimicamente tratados, começando pelo shampoo e condicionador;

- Nunca se esqueça de proteger os fios dos raios solares com produtos específicos que contenham filtro de proteção solar;

- Proteja as pontas dos cabelos com leave-in hidratante de preferência com FPS. O leave-in é um ótimo aliado contra o ressecamento das pontas. É bom usar sempre.

Dicas:

- Para retirar o arrepiado do cabelo, dar brilho e o que é mais importante, formar uma camada protetora no cabelo contra os agressores, o ideal é usar nas pontas dos cabelos, produtos à base de silicone, pantenol, queratina e proteínas da seda.

- Para disfarçar as pontas duplas, utilize o silicone apenas nas pontinhas mesmo, o restante dos fios já possui uma oleosidade natural e não precisam desse tipo de produto.

- Mesmo que você hidrate os cabelos e que a saúde deles seja ótima, é necessário aparar as pontinhas de três em três meses.


Aproveitem e leiam Tratamento Capilar Completo com Hidratação, Nutrição e Reconstrução, onde postei um cronograma para tratamento capilar bem legal. 


Cabelos lindos e saudáveis é o sonho nosso de cada dia e com pequenos cuidados diários nada nos impedirá de te-los.

Bjussssssss

3 comentários:

  1. Obrigada!!!

    Muito boa as dicas, vou passar a seguir esses conselhos.
    Beijos..

    Parabens pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia seu blog, vi hoje e já to amando! Dá pra ver que você é uma profissional séria! Tanta mulher que já me passou a perna. Fico cheia de pé atrás antes de ir em um salão, morro de medo.

    Super beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Natália,
    É muito bom ter o reconhecimento do meu trabalho e isso me dá a certeza que fiz a opção certa pela ética profissional. Se tiver alguma dúvida ou quiser alguma informação é só postar, ok?
    Bjussssssssssss

    ResponderExcluir