quinta-feira, 30 de maio de 2013

Quem é Quem, eis a Questão: Escova Progressiva de Formol, Escova Progressiva de Carbocisteína e Escova Semi-Definitiva de Ácido Glioxílico

ANTES (Cabelo ressecado, com volume e frizz)
DEPOIS (Escova de Carbocisteína, cabelos tratados,
disciplinados e sem frizz)

Ao receber um comentário de uma leitora sobre formol, carbocisteína e ácido glioxílico, resolvi fazer esta postagem esperando elucidar algumas questões sobre o assunto.

O formol transformou-se no grande vilão da história da cosmética devido, principalmente, a manipulação das escovas progressivas por profissionais cabeleireiros, ou não, inescrupulosos que adicionavam-lhe formol com objetivos escusos; pela comercialização de produtos de má qualidade e baixo custo, sem referência e fiscalização, vendidos pela internet; pela má aplicação do produto; pelas repetidas aplicações num curto período de tempo e pela falta de manutenção desses cabelos com produtos certos e de boa qualidade.   

Quem soube e usou escovas de formol de qualidade vai entender do que estou falando, elas eram fantásticas. 

A Carbocisteína é derivada do aminoácido L-cisteína que faz parte da queratina e da qual é formado o cabelo. Por ter alta afinidade com o fio do cabelo se une a estrutura do fio para repara-lo e fortalecê-lo.

Neste aspecto vemos que a carbocisteína é ótima pois condiciona os fios e trata-os. Contudo ressaltamos que ela não alisa os cabelos, apenas reduz o volume dos mesmos. Como resultado de tudo o que pesa nos fios, o frizz é eliminado e os cabelos se tornam mais disciplinados.

O Acido Glioxílico é um ácido orgânico e o mais simples dos ácidos aldeídos (aldeído = mesmo grupo do formol). Este ácido em atuação nos fios faz com que esses abram as cutículas, facilitando assim a entrada de qualquer produto, que nesse caso será a carbocisteína fazendo com que essa tenha uma atuação mais eficaz, alisando os fios.

A carbocisteína sozinha não alisa os fios, mas necessita de algo mais, um parceiro que desfaça as ligações de cistina, que dá forma aos fios, e é aí que entra o ácido glioxílico e cumpre o seu papel.

Então, resumindo a questão, as escovas de carbocisteína tratam os fios e disciplinam o seu volume. As escovas de ácido glioxílico junto a carbocisteína desfazem as ligações de cistina e alisam os fios.

ANTES (cabelo com restos de hennê)

DEPOIS: (Escova de ácido glioxílico e na
sequência, no mesmo dia, corte e mechas)

Quando ouço ou leio comentários sobre cabelos que foram derrubados pela escova A, B ou C, logo me vem a mente a questão do profissionalismo e consequentemente a capacidade de fazer um bom diagnóstico capilar antes de realizar qualquer processo, até mesmo uma hidratação. É fundamental identificar do que esse ou aquele cabelo necessita no momento e estar sempre antenado quanto a questões de produtos, bons produtos. Hoje o mercado está repleto de produtos de reparação, reconstrução, cauterização, etc., e as pessoas estão comprando e usando-os indiscriminadamente sem ter o conhecimento de que nem todo cabelo ressecado precisa deles, eles não podem ser usados no dia-a-dia, o uso desses produtos deve ser intercalado com hidratações e que tudo em demasia causa danos, até remédios. 

Procurem comprar produtos profissionais em salões, pois geralmente o barato nem faz efeito e sai caro. Os profissionais devem sempre adquirir seus produtos através de distribuidores credenciados por seus respectivos fabricantes, evitando assim adquirir produtos falsificados. Façam valer os seus direitos antes de comprar e peçam amostras para testar produtos, assistam a oficinas oferecidas por distribuidores de produtos que estão sendo lançados no mercado, se liguem nas novas técnicas de aplicação desses produtos, enfim, não comprem gato por lebre e atualizem-se.

ANTES (Cabelo afro com guanidina, o pente nao corria
nesse cabelo e o nivel de ressecamente era alto)

DEPOIS (Cabelo com escova de acido glioxilico)

DEPOIS (Cabelo finalizado)
Vale salientar que não existe produto bom nas mãos de quem não sabe usar. Estou cansada de ler e ouvir em todos os lugares pessoas falando mal de excelentes produtos por não terem sido usados ou aplicados corretamente. É uma lástima!!!










Eu, particularmente, só compro produtos direto com os distribuidores e antes disso, testo amostras, assisto a oficinas, leio muito e procuro estar sempre antenada com lançamentos, novas técnicas e resultados.

Este Blog não possui parceiros e não tenho o menor interesse em te-los exatamente para que não tenha que jogar purpurina em produtos duvidosos. Apenas indico ou faço elogios a produtos que uso e neles aposto no resultado positivo.

Bjus e se liguem nessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário